Informações sobre Pisadas

 

 

A Space Tennis  preocupada com as "Pisadas" dos seus clientes, coloca em sua página principal as dúvidas mais freqüentes sobre esse tema.

 

Procure sempre quando for escolher um tênis analisar sua pisada: Pronada, Supinada ou Neutra. Os tipos de pisada vem da anatomia dos pés, joelhos e a flexibilidade nas articulações. A pisada de cada pessoa é de maneira diferente, mas geralmente generaliza-se em três tipos:

 

- Pronada: quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro.

- Supinada ou Subpronada: o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé.

- Neutra: começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro.

 

É importante que as pesssoas e principalmente os atletas  reconheçam o seu tipo de pisada para usar o modelo certo de tênis e, assim, evitar certos vícios posturais, lesões nos tornozelos, joelhos e na coluna. Procure buscar uma orientação de um ortopedista ou profissional da área.

 

A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, faz-se o teste com fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha.


Caso não tenha acesso a esses especialistas, um teste caseiro pode ajudar: molhe a sola do pé e caminhe sobre uma folha de jornal. Depois compare o desenho feito na folha com a arte abaixo que fala sobre cada pisada, para saber se sua pisada é neutra, pronada ou supinada.

 

Algumas considerações na escolha do Tênis: O tênis com pisada neutra tem uma absorção de impacto de forma mais homogênea, já o tênis com pisada supinada ou subpronada apresenta um suporte maior na região lateral, justamente para dar conforto à pisada. O tênis com pisada pronada tem suporte na parte de dentro.

 

Cuidado ao utilizar tênis supinado em pronadores ou tênis pronado em supinadores pode causar lesões pelo excesso de carga em regiões que não teriam necessidade para isso. O tênis neutro se adapta em qualquer situação. Na dúvida use sempre o tênis neutro.


Agora, é só escolher e comprar o tênis certo para os seus pés.

 

Para mais informações sobre pisadas, clique aqui.

 

Informações sobre Pisadas